segunda-feira, 30 de junho de 2008

1920s

Art Déco (nome retirado da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes) foi um estilo decorativo inspirado, sobretudo, nas artes africana e egípcia (pela descoberta do túmulo de Tutancamon em 1922). O estilo art déco é composto por formas geométricas não tão rígidas quanto as do De Stijl, padrões abstratos de ziguezague e uso do bronze, marfim e ébano.
cadeira de Jacques-Emile Rulhmann


















A poltrona Bibendum da designer Eileen Gray é extremamente anatômica. É composta por dois cilindros curvos que compõem o encosto e o braço da cadeira. A estética do móvel não fazia parte do movimento do Art Déco e a designer tinha plena consciência disso. Segundo ela, mudar o estilo leva ao progresso.

Le Corbusier
Um dos nomes mais importantes da arquitetura do século XX. Seguia a corrente funcionalista do modernismo, que, no design de produto, prezava pela ergonomia dos objetos. Ficou conhecido no mobiliário pela série de poltronas Confort (à esquerda), no final da década de 20. Com um aspecto pós-moderno, essa linha de móveis seguia a geometria funcional que Le Corbusier usava. Na arquitetura, desenvolveu um sistema (Modulor) baseado na proporção áurea para encontrar mais harmonia em suas composições.



Cadeira Barcelona
Projetada por Mies van der Rohe para os reis da Espanha, a cadeira Barcelona é, possivelmente, a cadeira mais icônica do século XX. Possui uma função extremamente simbólica, ela carrega consigo valores como luxo, elegância e status, além de ser funcional, pelo conforto.




Bibliografia específica
http://www.bbc.co.uk/homes/design/period_artdeco.shtml
http://www.designboom.com/portrait/mies.html
www.barcelonachair.com/

Bauhaus (1919)

A Bauhaus foi uma famosa e revolucionária escola de design do século XX, tendo sido inaugurada em 1919, na Alemanha.
A estética da Bauhaus era limpa e geométrica. Teve influência no movimento do De Stijl, também chamado de Neoplasticismo, que pregava a síntese da forma (os quadrados de Mondrian foi a obra mais famosa do movimento).




O designer Rietveld destacou-se pela sua cadeira Red and Blue (à esquerda), que sintetizava o movimento do Neoplasticismo. Cores primárias, geometrização da forma, privilegiava a forma ao invés da função. A cadeira é vista como um objeto de arte com formato de objeto cotidiano.




A Poltrona Estofada (à direita) foi projetada pelo fundador da Bauhaus Walter Gropius, em 1923. Ela é extremamente geométrica e, junto ao seu valor estético-formal, há um formalismo na sua configuração. Isso porque, na segunda fase da escola de design, de 1925 a 1932, o mobiliário começou a ser projetado com a função de haver uma produção seriada. Entretanto, a estética da Bauhaus não deveria ficar em segundo plano. Por isso, agrupou-se os valores configurativos da escola com a funcionalidade do objeto.

A cadeira Wassily é do designer Marcel Breuer, que fez parte da primeira geração de formandos da Bauhaus. Posteriormente, tornou-se professor da escola. O nome da cadeira faz referência a Wassily Kandisnky, também professor e artista. A cadeira é inovadora quanto ao material (tubos de aço e lona). O assento inclinado lembra a cadeira Red and Blue.
A cadeira Wassily é uma das mais famosas cadeiras de autoria do mundo.


Bibliografia específica
http://en.wikipedia.org/wiki/Wassily_Chair
http://www.bauhaus.de/english/
LÖBACH, Bernd. Design industrial, bases para a configuração de produtos industriais. Ed. Blücher

1900s

A primeira década do século XX ainda estava muito vinculada ao século XIX, no que tange à maneira de pensar. Houve grandes avanços tecnológicos nas áreas dos transportes. 2 movimentos artísticos tiveram destaque nessa época: o Arts and Crafts e o Art Nouveau.
O Arts and Crafts (Movimento de Artes e Ofícios) surgiu na Inglaterra, na segunda metade do século e foi fundado, principalmente, pelo designer William Morris. Não foi uma estética muito apoiada, não durando muito, porém foi de extrema importância por influenciar a Art Nouveau O movimento se preocupava com as conseqüências dos avanços tecnológicos. Defendia a idéia de que arte e artesanato possuíam o mesmo valor e que a industrialização tirava o caráter artístico que os objetos poderiam ter. Dessa maneira, tinham a intenção de que a aura do artista estivesse presente em seu objeto, ou seja, que houvesse traços da mão do artesão. As obras do Arts and Crafts tinham formas simples e mostravam a beleza de elementos naturais, principalmente as flores. Teve influências do período Gótico e Medieval, quanto à estética, e do socialismo de Marx, pois acreditava que a industrialização tinha um efeito desumanizador. O movimento pode ser demonstrado por meio do trabalho do norte-americano Gustav Stickley (à esquerda), por seu modo de produção ser manual.



A Art Nouveau (Arte Nova, na tradução literal) foi um movimento majoritariamente de design e arquitetura. Começou no final do século XIV, mas se consolidou na década de 1900. Diferente daqueles que aderiram ao Arts and Crafts, os artistas da Art Nouveau estavam dispostos a experimentar os novos materiais que se tornaram usuais com o avanço da industrialização (ferro e vidro, principalmente). Apesar de também se inspirarem no passado (sobretudo na estética rococó), viam com bons olhos as inovações que aconteciam. O estilo Art Nouveau era caracterizado por suas linhas orgânicas e sinuosas, elementos da natureza estilizados (principalmente flores) e figuras femininas com cabelos longos e ondulados.
No mobiliário, pode-se observar uma preferência por madeiras mais escuras e pelo uso do ferro em seus objetos. O designer belga Henry Van der Velde usa na cadeira à direita as linhas orgânicas entre os pés dianteiro e traseiro e nos braços da cadeira.


Um dos grandes nomes do do mobiliário da década foi Charles Rennie Mackintosh. Esse designer era da Escola de Glasgow, na Escócia, que rejeitava as ornamentações excessivas e irracionais, diferente do Art Nouveau. As obras geralmente tinham um formato geométrico agregado a formas orgânicas. A cadeira ao lado de Mackintosh é predominantemente geométrica, entretanto há uma curvatura no encosto da cadeira, proporcionando fluidez ao objeto. Nota-se que a Escola de Glasgow foi uma precursão da estética da Bauhaus.











Bibliografia específica
http://www.bbc.co.uk/homes/design/period_artnouveau.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_glasgow
http://www.bbc.co.uk/homes/design/period_artscrafts.shtml