sábado, 28 de junho de 2008

Luís XIV, XV e XVI

Os reis franceses Luís XIV (1643-1715), Luís XV(1715-1774) e Luís XVI(1774-1792), além de marcarem a história como três grandes absolutistas, fazem parte dela também como nomes de estilos mobiliários característicos da França que surgiram na época de seus reinados. A evolução dos móveis foi estimulada pela criação da Manufatura dos Móveis da Coroa, uma fábrica que fazia móveis para a corte.
O mobiliário Luís XIV é caracterizado por suas grandes proporções, simetria, luxo, extravagância por causa dos detalhes. Suas linhas retas e curvas rígidas lhe dão um caráter masculino. Se encaixa na estética barroca por essas características.Há uma influência da Antigüidade no que tange aos pés dos móveis, que em suas terminações há uma pata de animal (normalmente leão) ou outras figuras que conotem poder e masculinidade.
As cadeiras eram feitas de acordo com a posição social do usuário. Apenas o rei poderia ter braços nas cadeiras. Eram caracterizadas também por ter um encosto alto. Além de um estilo próprio no mobiliário que já era usual, foram criados outras peças, entre elas o canapé.

O mobiliário Luís XV tem um estilo que segue a estética do rococó, com linhas orgânicas e arabescos.Diferente do estilo Luís XIV, possuía um caráter mais feminino, pernas côncavas (e não retas) e, ao invés de animais nos pés dos móveis, havia flores, folhagens retorcidas, conchas e elementos do tipo.











O estilo Luís XVI traz maior simplicidade e rigidez. Os ângulos retos são predominantes, contrastando com o mobiliário Luís XV. É influenciado pelos móveis da Antigüidade Clássica (uso de colunas e drapeados) e pelo seu contemporâneo Chippendale.


Renascimento

O Renascimento pode ser caracterizado como um movimento cultural que tem como características principais ser racional, científico, individualista, antropocentrista e hedonista. Se estendeu do século XIV ao XVI, tendo destaque nos dois últimos séculos.
Inspirando-se na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como "Idade das Trevas". Para os renascentistas, a época obscura seria abolida por um "renascimento" cultural, o momento em que estavam vivendo.


No que tange ao mobiliário, essa época ficou conhecida como "Walnut Period", devido à matéria-prima utilizada em abudância, a nogueira.




Uma das influências greco-romanas é a cadeira Savonarola (ao lado), também conhecida como cadeira Tesoura, cadeira Dante ou cadeira-X, pelo seu formato básico. Na Renascença, era normalmente feita com a madeira de nogueira. Ela feita de modo que parece ser dobrável, mas na verdade não é.


Outra cadeira que ficou famosa na época do Renascimento, principalmente na França, foi a Caquetoire (à esquerda). Isso se deu por causa do formato não retangular, mas em forma de um trapézio, do assento. A cadeira era propícia para as mulheres da época, que usavam muitas saias. Elas cabiam perfeitamente nas cadeiras.











Bibliografia específica
http://en.wikipedia.org/wiki/Caquetoire
www.suapesquisa.com/idademedia/
FASTNEDGE, Ralph. English Furniture Styles: from 1500 to 1830

Idade Média

A Idade Média é marcada com dois fatos políticos: o início, pela desintegração do Império Romano, no século V e o final, pela queda de Constantinopla, no século XV. Foi caracterizada pelo feudalismo, sistema de organização social baseado nas relações servis. Nessa época, haviam três camadas fixas na sociedade: o clero, a nobreza e os camponeses.
A Igreja Católica teve um papel determinante, uma vez que além da religião, era responsável pela política. A religião católica estava embutida em todos os hábitos e na cultura da Idade Medieval. Assim, tudo que era produzido precisava passar pelo crivo da Igreja.

A cadeira à direita provavelmente era usada pelo clero, uma vez o símbolo principal do catolicismo (a cruz) está em evidência na cadeira, por meio da secção. Foi bastante usual essa terminação do encosto da cadeira (figura à esquerda), que lembra um escudo ou uma janela do estilo gótico. A cadeira faz um ângulo de 90° no encontro do encosto com o assento. O uso de braços nas cadeiras também foi muito comum nas cadeiras medievais.




Nesse período, as famílias da nobreza tinham um brasão, de acordo com a linhagem da família. Dessa forma, as casas que tinham um brasão na entrada possuiam maior status e sua riqueza era hereditária. Na cadeira ao lado, pode-se observar uma cadeira com um brasão estampado. As extremidades do encosto lembram espadas, usadas pelos cavaleiros, que eram muito comuns na cultura da época.





















A principal estética da época foi a gótica, que entrou em vigor nos últimos séculos da Idade Média. O estilo gótico é comumente visto na arquitetura de igrejas e catedrais (a Catedral de Notre Dame é o exemplo mais conhecido). Elas eram gigantescas, com o objetivo de mostrar grandiosidade. As torres são altas e pontudas, como se estivessem apontando para o céu. Além disso, as rosáceas e os arcos das janelas são características que evidenciam uma construção gótica.



A arquitetura e linguagem góticas influenciaram o mobiliário medieval. Na cadeira ao lado, nota-se um evidente paralelo entre ela e as catedrais góticas.
O mesmo pode-se dizer da cadeira ao lado. Seu encosto no formato de um arco tipicamente gótico nos remete à arquitetura em questão. O material faz referência à cor das catedrais, que eram escuras.






























Visite!
Casa Medieval - The Sims

Glossário
Rosácea são vitrais em forma de flor, usados na arquitetura gótica.

Bibliografia Específica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia
http://www.argoth.co.uk/gothic-furniture.htm
http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html