terça-feira, 1 de julho de 2008

1960's

A década de 60 foi irreverente em todos os aspectos. No design, o psicodelismo, o conceito descartável, a era espacial, o movimento hippie e o cinema foram grandes influenciadores que determinaram as características estéticas do mobiliário.

A figura ao lado é uma proposta de ambiente desenvolvida por Verner Panton a partir dos conceitos psicodélicos e da espaciais. Inova com assentos em formas orgânicas. Ao sentar-se, para que fique confortável, a pessoa deverá olhar pra cima. Isso foi muito recorrente nos anos 60: projetar cadeiras e poltronas que a pessoa fique olhando pra cima.
Outro projeto de Panton foram as cadeiras de plástico empilháveis Panton . Com um design jovial, elas fizeram muito sucesso por poderem ser compactadas, pelas cores e pelo formato em si.



O homem chegou à Lua na década de 60, dando início à corrida espacial. A Ball Chair (à direita) do designer Eero Aarnio mostra essa influência no design de produto. Ela é esférica, parecendo-se com uma cápsula. Remete-nos ao espaço por sua forma, cor e material.







Outras cadeiras, como a de Peter Ghyczy (à esquerda) foram desenvolvidas a partir desse conceito espacial. A cadeira à esquerda tem um formato que lembra uma nave. Ela pode ser fechada, ficando com uma forma oval.

As cadeiras Tube Chair of Nesting and Combinable Elements de Joe Colombo também foram um sucesso devido a sua versatilidade. Ela é formada por cilindros de diferentes raios que, ao serem agrupados, formam uma cadeira. Pode-se variar as combinações dos cilindros, possibilitando que uma mesma peça origine cadeiras distintas.
A Spotty Chair de Peter Murdoch teve seu lugar ao sol nos anos 60 por ser barata, pelo material descartável que era feita (papel) e pelo design típico da época com as suas bolinhas. A cadeira durava de 3 a 6 meses, mas, pelo seu preço, era comprada novamente. A estampa evidencia um dos principais movimentos da época, a op art.




Os puffes, assentos sem forma fixa, foram muito utilizados na época por ter o conceito jovem da época "se joga!". Eram de diversos formatos e cores. O usuário poderia moldar o puffe de acordo com o seu corpo. O primeiro deles que obteve sucesso foi o Sacco (à esquerda) dos designers Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro.









Bibliografia específica
http://almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm
http://www.eero-aarnio.com/3/Objects.htm

Nenhum comentário: