terça-feira, 1 de julho de 2008

1930s

A década de 30 começou com o mundo tentando se recuperar da grande crise de 29 e terminou com o início do maior conflito da história mundial: a Segunda Guerra. A ascensão de Hitler ao poder na Alemanha e a Guerra Civil Espanhola são exemplos de acontecimentos que deram o tom desta década conturbada e criativa.
Nessa época, o Art Déco ainda estava em vigor, com ênfase nas cores vermelho, preto e dourado. A maioria dos designers começou a se desligar dos padrões estéticos . A cadeira Paimio, projetada por Alvar Aalto pode ser encaixada no Art Déco, pelo design moderno, proporcionado pela forma orgânica, que dá um caráter vanguardista e inovador à cadeira.
Lloyd Loom
É uma companhia fundada em 1919 pelo norte-americano Marshall Loyd. A coleção da qual faz parte a cadeira à esquerda foi feita com fibra tramada, dando um ar campestre e rústico ao móvel. Essas cadeiras foram baste populares nas décadas de 20 e de 30.
Sofá Marshmellow
Esse sofá foi criado pelo designer George Nelson, que sempre se preocupava em projetar móveis criativos e baratos. Nelson atingiu seu objetivo, entretanto não era nada comercial, uma vez que a montagem era difícil e não houve muita aceitação do público, pelo fato de os assentos serem 2 almofadas separadas. Foram produzidos apenas 200 sofás.
Quanto ao seu design, o sofá Marshmellow é extremamente divertido. As almofadas lembram confetes e isso dá a ele um conceito que nos remete à infância.
O sofá de George Nelson já se adaptava à estética que estava por vir, o colorido dos anos 60.
Cadeira Borboleta
A cadeira Borboleta foi projetada pelos arquitetos Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy. Seu assento é feito de couro e a estrutura é de aço. Também tem um ar rústico, pela cor do couro.









Bibliografia específica

Nenhum comentário: