quinta-feira, 26 de junho de 2008

Vasos sanitários (até o final da Revolução Industrial)

Há registros de que em 3000 aC, em diversos locais (principalmente na Ásia), foram inventados os primeiros vasos sanitários.
No antigo Império Romano, começou-se a construir banheiros públicos (literalmente públicos, pois não havia compartimento individual), que era uma espécie de banco com o orifício necessário. Logo à frente, havia uma vala por onde passava água corrente, para que as pessoas pudessem fazer suas abluções. (ver figura ao lado)
Em 1576, Sir John Harington fez para a rainha Elizabeth I um vaso sanitário (que, a propósito, virou chacota na época por causa de seu design). Entretanto, é atribuído a Harington o princípio da invenção do vaso sanitário.


Com a eclosão da Revolução Industrial, no século XVIII, evoluiu-se bastante nas tecnologias relativas aos vasos sanitários. É importante salientar, contudo, que nesse meio tempo, houveram invenções importantes como o WC (water closet), que é o conceito que se tem atualmente de vaso sanitário.








"Color decoration": nota-se uma influência dos vasos de Wedgewood nos wc abaixo, uma vez que há a decoração da cerâmica com determinados padrões, com a organicidade típica do Art Nouveau.














Vaso sanitário de 1880.










Catálogo de vendas de 1898.











Glossário

- ablução é um ritual praticado geralmente pelo judaísmo, que consiste na purificação após relações sexuais, parto, menstruação e outros tipos de "contaminação". Nada mais é do que se lavar.
- organicidade é um neologismo necessário (que até deveria ser incorporado nos dicionários, devido à sua praticidade) criada pela autora do blog para designar a característica de possuir uma forma orgânica.


Bibliografia específica
http://www.toiletology.com/history.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Flush_toilet
http://en.wikipedia.org/wiki/Toilet
http://www.victoriancrapper.com/Toilethistory.HTML

Nenhum comentário: