sábado, 28 de junho de 2008

Luís XIV, XV e XVI

Os reis franceses Luís XIV (1643-1715), Luís XV(1715-1774) e Luís XVI(1774-1792), além de marcarem a história como três grandes absolutistas, fazem parte dela também como nomes de estilos mobiliários característicos da França que surgiram na época de seus reinados. A evolução dos móveis foi estimulada pela criação da Manufatura dos Móveis da Coroa, uma fábrica que fazia móveis para a corte.
O mobiliário Luís XIV é caracterizado por suas grandes proporções, simetria, luxo, extravagância por causa dos detalhes. Suas linhas retas e curvas rígidas lhe dão um caráter masculino. Se encaixa na estética barroca por essas características.Há uma influência da Antigüidade no que tange aos pés dos móveis, que em suas terminações há uma pata de animal (normalmente leão) ou outras figuras que conotem poder e masculinidade.
As cadeiras eram feitas de acordo com a posição social do usuário. Apenas o rei poderia ter braços nas cadeiras. Eram caracterizadas também por ter um encosto alto. Além de um estilo próprio no mobiliário que já era usual, foram criados outras peças, entre elas o canapé.

O mobiliário Luís XV tem um estilo que segue a estética do rococó, com linhas orgânicas e arabescos.Diferente do estilo Luís XIV, possuía um caráter mais feminino, pernas côncavas (e não retas) e, ao invés de animais nos pés dos móveis, havia flores, folhagens retorcidas, conchas e elementos do tipo.











O estilo Luís XVI traz maior simplicidade e rigidez. Os ângulos retos são predominantes, contrastando com o mobiliário Luís XV. É influenciado pelos móveis da Antigüidade Clássica (uso de colunas e drapeados) e pelo seu contemporâneo Chippendale.


Nenhum comentário: