sábado, 28 de junho de 2008

Idade Média

A Idade Média é marcada com dois fatos políticos: o início, pela desintegração do Império Romano, no século V e o final, pela queda de Constantinopla, no século XV. Foi caracterizada pelo feudalismo, sistema de organização social baseado nas relações servis. Nessa época, haviam três camadas fixas na sociedade: o clero, a nobreza e os camponeses.
A Igreja Católica teve um papel determinante, uma vez que além da religião, era responsável pela política. A religião católica estava embutida em todos os hábitos e na cultura da Idade Medieval. Assim, tudo que era produzido precisava passar pelo crivo da Igreja.

A cadeira à direita provavelmente era usada pelo clero, uma vez o símbolo principal do catolicismo (a cruz) está em evidência na cadeira, por meio da secção. Foi bastante usual essa terminação do encosto da cadeira (figura à esquerda), que lembra um escudo ou uma janela do estilo gótico. A cadeira faz um ângulo de 90° no encontro do encosto com o assento. O uso de braços nas cadeiras também foi muito comum nas cadeiras medievais.




Nesse período, as famílias da nobreza tinham um brasão, de acordo com a linhagem da família. Dessa forma, as casas que tinham um brasão na entrada possuiam maior status e sua riqueza era hereditária. Na cadeira ao lado, pode-se observar uma cadeira com um brasão estampado. As extremidades do encosto lembram espadas, usadas pelos cavaleiros, que eram muito comuns na cultura da época.





















A principal estética da época foi a gótica, que entrou em vigor nos últimos séculos da Idade Média. O estilo gótico é comumente visto na arquitetura de igrejas e catedrais (a Catedral de Notre Dame é o exemplo mais conhecido). Elas eram gigantescas, com o objetivo de mostrar grandiosidade. As torres são altas e pontudas, como se estivessem apontando para o céu. Além disso, as rosáceas e os arcos das janelas são características que evidenciam uma construção gótica.



A arquitetura e linguagem góticas influenciaram o mobiliário medieval. Na cadeira ao lado, nota-se um evidente paralelo entre ela e as catedrais góticas.
O mesmo pode-se dizer da cadeira ao lado. Seu encosto no formato de um arco tipicamente gótico nos remete à arquitetura em questão. O material faz referência à cor das catedrais, que eram escuras.






























Visite!
Casa Medieval - The Sims

Glossário
Rosácea são vitrais em forma de flor, usados na arquitetura gótica.

Bibliografia Específica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia
http://www.argoth.co.uk/gothic-furniture.htm
http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

Nenhum comentário: