quarta-feira, 25 de junho de 2008

Grécia Antiga

A Grécia Antiga atingiu seu apogeu no período clássico, que durou de 500 a 340 aC aproximadamente. Nessa época, a filosofia, as artes e a cultura, de maneira geral, se desenvolveram de forma intensa.
O teatro grego se destacou tanto nesse período que, atualmente, artistas se inspiram nas obras criadas. Para as apresentações, foram construídos teatros ao ar livre, onde os espectadores ficavam em uma grande arquibancada que proporcionava uma acústica perfeita.
O teatro de Mileto foi construído 400 aC. Na sua construção original, acomodava-se 5300 pessoas. Os degraus da arquibancada são decorados com patas de animais. Nota-se, portanto, uma influência dos egípcios. Esses locais eram utilizados também por políticos e filósofos, que falavam à pólis. Serviam também de tribunais populares, onde os criminosos eram julgados. Dessa maneira, pode-se dizer que as arquibancadas eram o centro da esfera pública da Grécia Antiga, conotando assim uma importância fundamental do espaço urbano da época.


Os sofás, além de serem utilizados para dormir ou descansar, eram usados comumente nas refeições. As pessoas se inclinavam neles para comer. Geralmente, havia uma mesa, mais baixa que o sofá, que servia de apoio para os alimentos. Após as refeições, essas mesas poderiam ser empurradas para debaixo do sofá. Era comum também o apoio para os pés nos assentos mais elevados. Os acabamentos eram feitos no mesmo estilo do capitel das das colunas gregas (jônica predominantemente, como no exemplo ao lado) da época.

A típica cadeira grega (abaixo) foi inovadora pelo seu encosto, que ao invés de ser reto, era curvo, em um formato que se adaptava melhor à região dos ombros do corpo humano. Essa estrutura foi influência para o conceito que tem-se hoje de "confortável" e para o design de muitas outras cadeiras na posteridade.

Bibliografia específica
http://www.gutenberg.org/files/12254/12254-h/12254-h.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga
http://www.suapesquisa.com/grecia/
www.cmhpf.org/kids/dictionary/ClassicalOrders.html

Nenhum comentário: