domingo, 29 de junho de 2008

Chippendalle, Hepplewhite e Sheraton

Esses três homens têm muito em comum: são nomes da Inglaterra importantes no mobiliário contemporâneo à Revolução Industrial e foram influenciados por ela, ao publicarem, cada um, um guia detalhado de suas respectivas criações - The Gentleman and Cabinet Maker's Director, The Cabinet Maker and Upholsterers Guide e The Cabinet Maker and Upholsterer's Drawing Book. O trabalho dos "3 grandes" nomes influenciou a indústria mobiliária por várias gerações. Algumas empresas dos séculos XIX e XX chegaram a fazer réplicas dos móveis deles.

Thomas Chippendale (1718-1779)
Seus móveis eram de extrema proporção e suas curvas, muito bem feitas. Ele se baseou em diversas estéticas artísticas, como o rococó e a arte gótica.





George Hepplewhite (1727-1786)
Seu mobiliário tinha um aspecto um pouco mais delicado que o de Chippendale: os móveis eram mais curvilíneos, bem equilibrados. Pode-se notar um paralelo entre seu trabalho e o mobiliário Luís XV.







Thomas Sheraton (1751-1806)
Diferente dos outros, Sheraton não era marceneiro, portanto não executava suas idéias. Ele desenhava modelos de mobiliário, nem sempre de criação própria. Apesar disso, foi um nome importante pelo seu próprio estilo (com influências dos móveis Luís XVI) e por seus livros publicados. Um deles foi "The Cabinet Dictionary", uma síntese de intruções das técnicas de fazer cadeiras e armários.

Bibliografia específica
FASTNEDGE, Ralph. English Furniture Styles: from 1500 to 1830

Nenhum comentário: