segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bauhaus (1919)

A Bauhaus foi uma famosa e revolucionária escola de design do século XX, tendo sido inaugurada em 1919, na Alemanha.
A estética da Bauhaus era limpa e geométrica. Teve influência no movimento do De Stijl, também chamado de Neoplasticismo, que pregava a síntese da forma (os quadrados de Mondrian foi a obra mais famosa do movimento).




O designer Rietveld destacou-se pela sua cadeira Red and Blue (à esquerda), que sintetizava o movimento do Neoplasticismo. Cores primárias, geometrização da forma, privilegiava a forma ao invés da função. A cadeira é vista como um objeto de arte com formato de objeto cotidiano.




A Poltrona Estofada (à direita) foi projetada pelo fundador da Bauhaus Walter Gropius, em 1923. Ela é extremamente geométrica e, junto ao seu valor estético-formal, há um formalismo na sua configuração. Isso porque, na segunda fase da escola de design, de 1925 a 1932, o mobiliário começou a ser projetado com a função de haver uma produção seriada. Entretanto, a estética da Bauhaus não deveria ficar em segundo plano. Por isso, agrupou-se os valores configurativos da escola com a funcionalidade do objeto.

A cadeira Wassily é do designer Marcel Breuer, que fez parte da primeira geração de formandos da Bauhaus. Posteriormente, tornou-se professor da escola. O nome da cadeira faz referência a Wassily Kandisnky, também professor e artista. A cadeira é inovadora quanto ao material (tubos de aço e lona). O assento inclinado lembra a cadeira Red and Blue.
A cadeira Wassily é uma das mais famosas cadeiras de autoria do mundo.


Bibliografia específica
http://en.wikipedia.org/wiki/Wassily_Chair
http://www.bauhaus.de/english/
LÖBACH, Bernd. Design industrial, bases para a configuração de produtos industriais. Ed. Blücher

Nenhum comentário: