segunda-feira, 30 de junho de 2008

1900s

A primeira década do século XX ainda estava muito vinculada ao século XIX, no que tange à maneira de pensar. Houve grandes avanços tecnológicos nas áreas dos transportes. 2 movimentos artísticos tiveram destaque nessa época: o Arts and Crafts e o Art Nouveau.
O Arts and Crafts (Movimento de Artes e Ofícios) surgiu na Inglaterra, na segunda metade do século e foi fundado, principalmente, pelo designer William Morris. Não foi uma estética muito apoiada, não durando muito, porém foi de extrema importância por influenciar a Art Nouveau O movimento se preocupava com as conseqüências dos avanços tecnológicos. Defendia a idéia de que arte e artesanato possuíam o mesmo valor e que a industrialização tirava o caráter artístico que os objetos poderiam ter. Dessa maneira, tinham a intenção de que a aura do artista estivesse presente em seu objeto, ou seja, que houvesse traços da mão do artesão. As obras do Arts and Crafts tinham formas simples e mostravam a beleza de elementos naturais, principalmente as flores. Teve influências do período Gótico e Medieval, quanto à estética, e do socialismo de Marx, pois acreditava que a industrialização tinha um efeito desumanizador. O movimento pode ser demonstrado por meio do trabalho do norte-americano Gustav Stickley (à esquerda), por seu modo de produção ser manual.



A Art Nouveau (Arte Nova, na tradução literal) foi um movimento majoritariamente de design e arquitetura. Começou no final do século XIV, mas se consolidou na década de 1900. Diferente daqueles que aderiram ao Arts and Crafts, os artistas da Art Nouveau estavam dispostos a experimentar os novos materiais que se tornaram usuais com o avanço da industrialização (ferro e vidro, principalmente). Apesar de também se inspirarem no passado (sobretudo na estética rococó), viam com bons olhos as inovações que aconteciam. O estilo Art Nouveau era caracterizado por suas linhas orgânicas e sinuosas, elementos da natureza estilizados (principalmente flores) e figuras femininas com cabelos longos e ondulados.
No mobiliário, pode-se observar uma preferência por madeiras mais escuras e pelo uso do ferro em seus objetos. O designer belga Henry Van der Velde usa na cadeira à direita as linhas orgânicas entre os pés dianteiro e traseiro e nos braços da cadeira.


Um dos grandes nomes do do mobiliário da década foi Charles Rennie Mackintosh. Esse designer era da Escola de Glasgow, na Escócia, que rejeitava as ornamentações excessivas e irracionais, diferente do Art Nouveau. As obras geralmente tinham um formato geométrico agregado a formas orgânicas. A cadeira ao lado de Mackintosh é predominantemente geométrica, entretanto há uma curvatura no encosto da cadeira, proporcionando fluidez ao objeto. Nota-se que a Escola de Glasgow foi uma precursão da estética da Bauhaus.











Bibliografia específica
http://www.bbc.co.uk/homes/design/period_artnouveau.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_glasgow
http://www.bbc.co.uk/homes/design/period_artscrafts.shtml

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